sábado, 6 de outubro de 2007

Alex Lifeson- Victor (1996)


Na minha opnião , uma das figuras mais menosprezadas do mundo do rock, sem tirar o mérito ,inquestionável, de Geddy Lee e Neil Peart, mas não consigo imaginar o som do Rush sem a técnica e o bom gosto de Alex Lifeson.

Alex Lifeson, cujo nome verdadeiro é Alexander Zivojinovich, nasceu no dia 27 de agosto de 1953 em Fernie, British Columbia. Segundo ele, "Zivojinovich" se traduz como "filho da vida", o que originou seu nome artístico.
O guitarrista do Rush é considerado o cientista da banda, pois busca constantemente sonoridades diferentes para expressar sua musicalidade. Extremamente versátil, Alex é competente em riffs, solos e texturas, caracterizando-se por apresentar uma distribuição precisa sobre os tempos e um trabalho rítmico muito elaborado. Junto com Geddy, compõe as músicas do power trio.
Apesar de ter sido influenciado por grandes guitarristas, como Eric Clapton e Jimi Hendrix, um dos maiores méritos de Alex foi ter criado um estilo próprio, misto de virtuosismo e comedimento de acordo com as circunstâncias. Sua forma de tocar é extremamente importante para completar a sonoridade da banda sem gerar conflitos entre os instrumentos. Ainda sobre seu desempenho e a maneira que ele se enquadra no Rush, Lifeson declarou para a revista brasileira Cover Guitarra, que prioriza a originalidade em suas composições: "sempre procuro fazer algo que soe diferente do usual, que fuja do lugar-comum. Não quero ser o cara mais rápido da vizinhança e nem me importo com isso". Em 1996, Alex lançou seu projeto solo, intitulado "Victor", onde aprofunda suas características experimentais e flerta com o metal.

2 comentários:

Anônimo disse...

Menosprezadas, Canadá, bandas excelentes como o Rush, BTO, Saga, Triumph, etc etc... e esta de nome MAX WEBSTER que conheci á uns tempos atrás por um amigo que tinha 5 LP vinil importados do Canadá.
Á medida que fui ouvindo fui descobrindo esta maravilhosa banda que entrou na minha mente e no meu coraçao e se está a tornar na minha banda preferida.
Que me perdoe o Andrew Latimer (que será sempre meu guitarrista e músico preferido) e sua banda Camel que é a minha preferida entre muitas que adoro, até hoje.
Por favor divulguem o MAX WEBSTER

Fernando fmtf Portugal

Álvaro Ribeiro disse...

Seria possível postar novamente este disco? Obrigado.