quinta-feira, 23 de agosto de 2007

TRIUMVIRAT - Old Loves Die Hard (1976)

Triumvirat
Old Loves Die Hard - 1976
Confesso que a partir do momento que abracei a causa “progressiva” do Rock, fiquei tão “bitolado” e paranóico com tantas bandas do genero que as vezes eu esqueço o começo, e o começo para mim foi, como para muitos o Pink Floyd, e a outra influência foi essa banda de nome peculiar e de um som (para quem não conhecia nada do progrock) um pouco estranho, TRIUMVIRAT. Comprada por engano e apresentada a mim pelo meu grande amigo Tino, também integrante desse projeto, TRIUMVIRAT oi amor a primeira vista, a musica classica e os sintetizadores trabalhando em harmonia, faz na minha opinião, com que eles sejam a melhor banda desse estilo de Rock Progressivo. Old Love dies Hard, na minha opnião, novamente, é o ultimo disco da grande fase dessa banda, Pompei também é um grande disco, porém, a banda já estava caminha para a sua nova fase, queira ou não queira, goste ou não goste, isso não importa, o que importa é que TRIUMVIRAT deixou sua marca no Rock Progressivo.Durante o início, a banda executava músicas de sucesso em lugares famosos de sua cidade natal, Colônia. The Nice e Emerson, Lake & Palmer foram bandas que influenciaram a direção musical do Triumvirat, tanto que a banda incorporou algumas músicos dessas bandas em seu repertório. No alto de sua fama durante a era do rock progressivo na década de 70, o Triumvirat era constantemente chamado de Emerson, Lake & Palmer alemão, ou clone ELP, devido a virtuosidade clássica de Fritz nos teclados e sintetizadores. No início da década de 1970, a banda enviou uma fita demo para a EMI Records em Colônia e ganhou seu primeiro contrato de gravação. Foram produzidos outros álbuns durante a mesma década, incluindo Mediterranean Tales: Across The Waters e Illusions on a Double Dimple. Em 1975, a banda atingiu o ápice de seu sucesso comercial com o lançamento de Spartacus, que é considerado por muitos um álbum clássico do rock progressivo. A banda sofreu várias mudanças pessoais (incluindo a perda do vocalista Helmut Köllen, que morreu de asfixia por monóxido de carbono enquanto ouvia algumas de suas músicas de estúdio no carro enquanto o motor estava ligado, em sua garagem). A banda terminou em 1980 com o lançamento de seu álbum final, Russian Roulette.
password: projetoechoes


6 comentários:

joaocozac disse...

Como faz pra botar musica no blog?
Blog Fera.

JF disse...

Grande Amigo fernando!
Maravilhoso post adoro este trabalho. Não consigo imaginar que existem pessoas que gostam do ELP e odeiam Triumvirat..Aqui no RJ encontrei vários, geralmente o pessoal setentista.
Abração..Houvi a Rádio e está ótima..Bem que vc poderia colocar uma extensão no Blog irmão SérieEchoes.
Jorge Fernando.

Anônimo disse...

Olá. Parabéns pelo blog! Acabei de ouvir o Triumvirat, que não conhecia. É bárbaro!

Grande abraço e vida longa ao blog!

Anônimo disse...

Que pena o exelente Helmut Kollen ter acabado assim ainda novo e com tanto para dar no progressivo. Seria possivel postar o album solo dele?

fernando fmtf-niu

Marcelo Lima disse...

Illusions on a Double Dimple é um dos meus discos preferidos. Emocionante do início ao fim. É injusto subestimar a banda por causa dessa comparação com o ELP. Tinha músicos excelentes e muito bom gosto nos arranjos.

ALTINOR FAVA disse...

O Triumvirat talvez seja a Banda que todos esperavam que o Emerson Lake and Palmer fosse. ELP é uma grande Banda de Rock Progressivo, mas tinha momentos ruins, musicas chatas como o Album Tarkus, Works etc..
Já o Teve vida curta, mas intensa, com 4 grandes Albums, como Illusions, Spartacus, Old Loves Die Hard e Pompeii, e porque nao o A la carte, este porem ja seguindo uma tendendencia muito comercial mas com boas musicas..